11 recursos para melhorar o vocabulário em inglês

Veja como é fácil melhorar seu vocabulário em inglês de forma divertida com as dicas que separamos para você!

Você sabia que mais de 450 milhões de pessoas falam inglês como língua principal e mais de 750 milhões como língua estrangeira? Isso mesmo, o idioma é o terceiro mais falado no mundo, ficando atrás apenas do mandarim e do espanhol. Não é à toa, portanto, que 80% das páginas da internet sejam em inglês. Além da internet, a língua é praticamente obrigatória no mundo dos negócios e das ciências.

Não saber inglês, portanto, influencia negativamente no momento da contratação, promoção ou para engordar o orçamento. De acordo com o Catho, site de busca de empregos, quem fala inglês pode ter até 52% a mais no contracheque. 

Mas não basta falar, tem que ter domínio. E, para dominar, é preciso ter vocabulário em inglês. Se você acha que essa é a parte difícil, preste atenção nas dicas e comece agora mesmo a melhorar cada vez mais seu vocabulário em inglês.

Aumente seu vocabulário em inglês com pequenas ações no dia a dia

  1. Se você encontrar uma palavra que não conhece, não deixe para depois: busque na hora o seu significado. Se esquecer, procure de novo e de novo. Isso também ajudará a retê-la mais facilmente, principalmente quando a ocasião apresentar um contexto parecido.
  2. Procure associar as palavras a eventos reais. Forme uma frase com aquela palavra, criando um vínculo com alguma coisa da sua vida, ficando mais fácil de lembrar. Assim você aumenta seu vocabulário em inglês sem perceber. 
  3. Quando esbarrar com uma palavra que não conhece, anote seu significado - mas também alguns sinônimos e frases. Procure memorizar a palavra, mas também os contextos em que pode ser usada.
  4. Vai ver um filme? Escolha sempre filmes legendados. Ouvir em inglês e ler em português também vai ajudar a incorporar novas palavras ao seu vocabulário em inglês. Além de treinar o ouvido, você identifica novas palavras e a sua tradução, mesmo que não seja literal.
  5. Não anote as palavras novas em lugares diferentes. Procure centralizar todas elas, para que possam ser vistas e revistas com frequência - seja em um caderno, seja em um aplicativo.
  6. Não tente apenas aumentar a lista de palavras do seu vocabulário em inglês, mas usar bem as que você já sabe. Descubra todos os usos que pode fazer delas. O verbo “know”, por exemplo, está entre as 100 palavras mais usadas em inglês não por ser usada apenas de uma forma, mas porque está presente em inúmeras expressões e combinações. Descarte o que não é relevante e dê mais atenção às palavras que serão mais úteis, estudando-as em todas as suas formas.
  7. Aprenda as letras das músicas que gosta. Você também estará treinando o ouvido e visualizando todas as palavras. Cante junto e aproveite para treinar a pronúncia. Também procure ler livros em inglês, mas procure uma leitura de acordo com o seu nível de aprendizado. Fáceis demais não acrescentarão muita coisa, e muito difíceis podem desanimar.
  8. Use seu novo vocabulário em inglês. Aprendeu uma palavra? Utilize-a na conversa com um amigo, escreva um e-mail, treine em uma redação. Além de ser divertido, é uma ótima forma de reter a palavra na memória.
  9. Procure não fazer do aprendizado de palavras novas para seu vocabulário em inglês um simples exercício. Procure formas divertidas no dia a dia, como conversar com um amigo. Não faça disso uma obrigação, mas um prazer. A retenção é muito maior quando a gente faz o que gosta.
  10. Não tenha medo de errar. O inglês é uma língua irregular, bastante diferente do português e que pode causar alguns problemas até para os nativos. Além do mais, só não erra quem não tenta.
  11. Procure um bom curso de inglês, que tenham poucos alunos em sala para que a aula seja mais dinâmica e direcionada. A Speed Up, por exemplo, tem no máximo cinco alunos por turma e aulas totalmente interativas, 100% em inglês.