20 fatos e curiosidades sobre inglês que você não sabia

Quer ver como o inglês é muito mais interessante do que você imaginava? Veja essas 20 curiosidades sobre inglês e redescubra o idioma!

Você acha que estudar inglês é complicado? O idioma pode ser interessante e divertido. Para provar a você que ele merece muito mais a sua atenção do que você imagina, nós separamos 20 curiosidades sobre inglês que com certeza vão mudar sua forma de encarar a língua mais popular do mundo. Preparado para se surpreender?

Curiosidades sobre inglês que você nem imagina

1 – Em todo o idioma, a letra “E” é a letra mais usada. Sim, e alguém se deu ao trabalho de contar. Só para você ter uma ideia, as estatísticas mostram que para cada oito letras formando palavras, uma é a letra “E”. Isso significa 11% de tudo o que se escreve nesse idioma. Por outro lado, há mais palavras começando pela letra “S” do que qualquer outra. Stupendous!

2 – Você já deve ter ouvido falar que o português é uma língua latina. Mas você sabe a origem do inglês? Na verdade, o que conhecemos hoje é o chamado inglês moderno, que só surgiu no século XIV. As curiosidades sobre inglês original dão conta de que ele nasceu como uma mistura e tanto de alemão, nórdico antigo e o idioma anglo-normando.

3 – Aliás, pode até parecer alemão mesmo. Entre as curiosidades sobre inglês há palavras que, assim como os idiomas lá do leste europeu, não repetem nenhuma letra. A mais longa delas é “uncopyrightable”, algo como “não autorizável” ou “não copiável”.

4 – E já que estamos falando em palavras longas, adivinha qual é a maior delas (repetindo letras)? Com nada menos que 45 letras, “pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis” ganha qualquer concurso. E se ela te lembrou alguma doença, acertou em cheio: ela dá nome a um mal do pulmão causado pela inalação de poeira e cinzas de vulcão.

5 – Sabia que há uma palavra no inglês que não quer dizer absolutamente nada? Pois é, e ela existe desde que foi criada por um erro de impressão em uma edição de dicionário que chegou a circular entre 1932 e 1940. A palavra “dord”, que foi publicada por engano, ficou conhecida como uma ghost word – ou palavra fantasma.

6 – Você pode pegar qualquer voo internacional, por qualquer parte do mundo que o piloto vai falar inglês. Ou seja, o inglês é o idioma oficial do céu.

7 – Apesar de (praticamente) todo mundo falar inglês nos Estados Unidos, não há língua oficial no país.

8 – Curto e rápido: “I am” (Eu sou) é a expressão mais curta da língua inglesa. Já a palavra “I” (eu) além de ser a palavra mais curta é também a mais antiga do idioma.

9 – Quer mais curiosidades sobre inglês? Então tente pensar em uma palavra em inglês que reúna cinco vogais consecutivas. “Queueing” (enfileiramento) é a única!

10 – Já ouviu falar em pangrama? Ela é uma frase que utiliza todas as letras do alfabeto sem repetir nenhuma delas. Geralmente elas são utilizadas para demonstrar tipos de fontes. Em inglês a mais utilizada é “The quick brown fox jumps over the lazy dog”. Conseguiu traduzir? O mais próximo de fazer sentido em português é “a raposa marrom salta sobre o cão preguiçoso”. Coisas e curiosidades do inglês.

11 – Mais curiosidades sobre inglês: você sabia que há nada menos que nove formas diferentes de pronunciar “ough”? Mas o mais legal é encontrar todas elas em uma só frase: “A rough-coated, dough-faced, thoughtful ploughman strode through the streets of Scarborough; after falling into a Slough, he coughed and hiccoughed” (Um arado rústico, revestido de pão, pensativo, arrastava-se pelas ruas de Scarborough; depois de cair na lama, tossiu e soluçou).

12 – Adivinha qual a palavra que as pessoas mais erram na pronúncia? “Pronunciation”!

13 – William Shakespeare também contribuiu para algumas curiosidades sobre inglês: um dos maiores autores do mundo inventou diversas palavras, muitas delas incorporadas aos dicionários e usadas atualmente. Uma delas, no entanto, cria polêmica até hoje. A palavra “armgaunt”, usada em “Antonio e Cleópatra”, ninguém tem a menor ideia do que significa.

14 – A cor laranja não tinha nome em inglês até que “Orange” foi inventada em 1540. O interessante é que a palavra já era usada para dar nome à fruta – mas não à cor.

15 – Preocupado em melhorar o vocabulário? Há várias formas de fazer isso, principalmente usando recursos para interagir no dia a dia. Afinal, 4 mil novas palavras são adicionadas ao dicionário todos os anos, cerca de uma a cada duas horas. Nada como a prática para aprender, então.

16 – Em meio a tanta discussão sobre gênero, vale lembrar uma das curiosidades sobre inglês: a palavra “girl” não era usada como referência a um gênero específico. Ela se referia a criança ou qualquer jovem, independentemente do sexo.

17 – Sabe aquela história de ler a mesma palavra cabeça para baixo? São os ambigramas. Em inglês uma delas é a palavras “swims”. Consegue achar mais alguma?

 18 – Conhece as “crutch words” (vícios de linguagem, em bom português)? São aquelas que podem ser adicionadas a uma frase mas não fazem a menor diferença se estão lá ou não. Uma delas é o “like” na frase “Basically, than like, I’m free” (Basicamente, tipo assim, eu sou livre). Quais outras “crutch words” você conhece?

19 – Margarida em inglês é “daisy” – derivação do inglês antigo “day’s eye” (olho do dia).

20 – Você conhece as blends? Palavras que juntam formam uma só? É o caso do “brunch”, mistura de “breakfast” (café da manhã) com “lunch” (almoço). Sabe de mais alguma?

Tem mais algumas curiosidades sobre inglês para compartilhar com a gente? Conta aqui, nos comentários!