5 recursos para despertar a motivação para aprender inglês no dia a dia

Quer melhorar sua disposição para aprender inglês? Então vem com a gente descobrir recursos que vão te dar muito mais motivação no dia a dia!

Hoje não dá para ficar sem falar inglês: o idioma é indispensável em praticamente todas as áreas da vida, da diversão à profissão. Mas nem sempre a motivação é suficientemente forte para manter em casa ou no trabalho o mesmo ritmo das aulas. Só que se você se empenhar no dia a dia, vai pegar fluência no inglês muito mais rapidamente. Pensando nisso nós separamos alguns recursos bem legais que vão ajudar você a ter mais motivação e deixar seu aprendizado muito mais fácil e divertido. Olha só!

1 – Busque motivação nos filmes e séries de TV

Aqui é para deixar a preguiça de lado e desabilitar de vez a dublagem dos filmes e séries de TV. Mas deixe a legenda, porque lendo em português e ouvindo em inglês, vai ficar muito mais fácil melhorar seu vocabulário e compreender a construção das frases. Além disso você pega expressões coloquiais e, de quebra, ainda fica com a atuação original dos atores no áudio, o que é muito melhor.

Quando sair do cômodo, vá mantendo a audição ligada no filme e procurando entender o que estão falando mesmo sem ler a legenda. A dica aqui é para, com o tempo, ir tirando totalmente a legenda até ver o filme inteiro sem precisar dela. Fazendo o que você gosta, ganha muito mais motivação para aprender inglês no dia a dia.

Há alguns serviços na internet que ajudam você a aprender inglês assistindo vídeos em inglês original legendado. No Fleex.TV, por exemplo, você assiste filmes e séries com legendas em português ou em inglês – de acordo com o seu nível no idioma. O serviço é pago, mas você tem a possibilidade de testá-lo gratuitamente por um período limitado.

2 – Aguce a sua curiosidade e ganhe mais motivação

Você é curioso e observador? Já reparou como diariamente usamos expressões que parecem dizer uma coisa mas significam outra? No inglês também é assim, são as famosas expressões idiomáticas. Mas se você sempre desanimou porque acha que só vivendo no exterior é que vai compreender todas elas, muito se engana.

Você vai ganhar muito mais motivação descobrindo expressões super interessantes pelo podcast The English We Speek, por exemplo. O serviço da BBC aborda expressões correntes da língua oral e ainda traz uma motivação a mais: é totalmente gratuito! Vale a pena conferir.

3 – Motivação para melhorar a pronúncia? Chama a Rachel!

Se você pensou logo no seriado americano “Friends”, pode até funcionar. Mas a dica aqui é o Rachel's English, o blog da americana Rachel, que explica como melhorar a pronúncia. São mais de 400 vídeos gratuitos, além de cursos e aulas para você ganhar motivação e melhorar cada vez mais o seu inglês de forma fácil e divertida! Aliado a um bom curso de inglês, onde você aprende a se comunicar na prática, esta pode ser uma forma de complementar os estudos em casa.

4 – Tenha um amigo para companhá-lo nessa jornada

Aprender inglês não tem que ser algo solitário ou restrito à sala de aula - muito pelo contrário. E para aprender a pensar em inglês, nada melhor do que a prática. Por isso não há motivação maior do que um amigo que esteja trilhando o mesmo caminho que você. A dica é combinarem de só falarem inglês quando estiverem juntos, assim um tira a dúvida do outro, vocês treinam a pronúncia, descobrem novas expressões para as situações do dia a dia e vão pegando cada vez mais fluência no novo idioma. A ideia é ter alguém que realmente seja parceiro de aprendizado.

Viu como há várias formas de melhorar a sua motivação para aprender inglês no seu dia a dia?

Tem mais alguma ideia bacana para aumentar a motivação em aprender inglês? Compartilhe sua ideia conosco aqui nos comentários!