7 formas de aprender inglês mais rápido, de acordo com a ciência

Quer aprender inglês mais rápido? Conheça algumas dicas da ciência e como elas podem ajuda-lo a ganhar fluência em inglês!

Quem pensa (em bom português) que aprender inglês é pura questão de decoreba provavelmente vai passar a vida penando para ganhar fluência. Para sair do the book is on the table e saber falar o idioma de verdade é preciso aprender a pensar em inglês. Conheça agora 7 estratégias com base em ciência para aprender inglês mais rápido e definitivamente.

1 - Imersão constante no idioma ajuda a aprender inglês mais rápido

Aprender inglês mais rápido é possível, mas aqui a dica é não se preocupar tanto com a gramática e com o vocabulário. O foco deve estar em ouvir e ler inglês a maior parte possível do tempo, diariamente.

Tenha sempre um livro em inglês à mão, ouça música, podcasts e assista a filmes sempre em inglês – esqueça de vez qualquer programa dublado. Leia tudo o que parar nas suas mãos em inglês, de rótulos a romances, criando uma variedade que ajuda a aprender inglês mais rápido.

Uma dica para os mais entusiasmados é assistir ao mesmo filme sem legendas três vezes. Na primeira, deixe a legenda habilitada; na segunda, veja com áudio e legendas em inglês; e, na terceira, tire de vez qualquer legenda, ouvindo apena o áudio original.

Fazendo esse tipo de imersão você estará ajudando seu cérebro a pensar em inglês e automaticamente melhorando o vocabulário e a gramática.

2 - Procure conhecer mais sobre a cultura americana e inglesa

Para aprender inglês mais rápido você precisa ir além da superfície, desvendando a cultura escondida por trás de cada expressão idiomática, entendendo o significado profundo pelo qual ela é utilizada pela sociedade.

Procure descobrir curiosidades sobre o inglês por exemplo, tornando o aprendizado muito mais interessante. O estudo paralelo da cultura americana e inglesa é apontado pelos neurocientistas como um fator importante para aprender inglês mais rápido.

3 – Use expressões em inglês no seu dia a dia

Contextualizar expressões no seu dia a dia também ajuda a aprender inglês mais rápido. Coloque expressões idiomáticas em inglês no meio de uma frase em português, ainda que apenas mentalmente. O importante é situar as frases no seu cotidiano. Dessa forma você as incorporará de forma mais rápida, até o ponto em que elas sairão automaticamente em determinados acontecimentos.

 

4 – Converse com outras pessoas em inglês

Uma das formas mais eficientes de aprender inglês mais rápido é conversando com outras pessoas. Pratique sempre que puder com um colega de turma, por exemplo.

Saiam da aula procurando colocar em prática tudo o que aprenderam, conversem sobre assuntos variados. Combinem de sempre falar em inglês um com o outro quando estiverem sozinhos – ou com o resto da turma. Participar de grupos de conversação também é sempre uma boa ideia.

Isso também evita uma reclamação comum, que é compreender o inglês, mas não conseguir falar. Assim você estará praticando seu vocabulário, criando desinibição e contextualizando o novo idioma na sua vida.

5 – Viaje para o exterior sempre que puder

A necessidade faz com que qualquer coisa seja aprendida mais rapidamente, e com o inglês não é diferente. O inglês ajuda você a se aproximar dos objetivos da sua vida como ser aprovado em teste, concurso ou conquistar uma promoção. Mas, por outro lado, viajar para o exterior cria uma necessidade de se fazer entender, ao mesmo tempo gerando oportunidades de aprender com os nativos.

Não tenha vergonha – afinal o inglês é o idioma mais popular do planeta – e as pessoas adoram ajudar estrangeiros a compreender melhor o inglês. Há vários países para escolher de acordo com suas próprias preferências, como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, por exemplo.

6 – Curiosidade ajuda a aprender inglês mais rápido

Para aprender inglês mais rápido, deixe sua curiosidade aflorar com toda força. Um novo idioma sempre desperta várias dúvidas, então não tenha medo ou vergonha de perguntar. Não entendeu alguma coisa? Quer saber mais a respeito de outra?

Pergunte, pesquise, explore até ter compreendido. Use seu professor do curso de inglês, mas também pesquise em blogs, pergunte aos colegas, visite sites. O que não vale é ficar na dúvida.

7 – Inspire-se nas estrelas

Todo mundo tem uma celebridade que admira: um ator ou atriz de cinema, um astro do futebol americano, um comediante favorito. Aproveite então para juntar interesses. Procure na internet entrevistas, artigos sobre ele, filmes e séries dos quais participou ou notícias em primeira mão.

Leia e assista no original, anotando expressões que julgar interessantes, coletando histórias. Anote o que ficar em dúvida e pesquise para compreender melhor como o seu astro favorito pensa. Unindo a um assunto que goste, vai ficar muito mais fácil aprender inglês mais rápido.

Viu como aprender inglês mais rápido pode ser mais fácil e interessante do que você imaginou? Venha conhecer o método da SpeedUp e descubra todo o seu potencial para o idioma!