Como saber inglês ajuda você a se aproximar dos seus objetivos de vida

Hoje, mais do que nunca, saber inglês é fundamental para quem quer realizar seus sonhos. Veja como esse conhecimento pode ajudá-lo a ultrapassar suas metas.

teste

Todos nós temos objetivos, projetos de vida para 1, 5, 10, 20 anos. Quando criança queremos ser astronauta. Na adolescência, ir para o Havaí pegar onda. Jovem quer ter um emprego bom antes mesmo de sair da faculdade, depois montar o próprio negócio e ser um empresário de sucesso, antenado com o mundo globalizado. Se você parar para pensar, quase tudo na vida hoje depende de saber inglês.

E não é à toa, hoje ele é o idioma mais popular do mundo – 1 em cada 5 pessoas fala inglês como primeira, segunda ou língua estrangeira e mais de 55 países têm o idioma como oficial. Só isso já explicaria muita coisa, mas se você quer saber se saber inglês realmente o ajuda a se aproximar dos seus objetivos, nós vamos ajudar você a descobrir.

Saber inglês ajuda a ter nota mais alta no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada da maioria das universidades públicas e particulares. Ele é elaborado para testar o conhecimento dos alunos inclusive em relação às línguas estrangeiras, como inglês e espanhol, hoje obrigatórias em muitos cursinhos e escolas preparatórias.

Aprender inglês, portanto, cria diferenciais para o aluno, que ficam mais tranquilos com a prova, ganham mais tempo para estudar outras matérias e acabam tirando notas mais altas no exame.

Saber inglês facilita a leitura de textos acadêmicos

Na mesma linha de raciocínio, saber inglês facilita a leitura de textos acadêmicos, independentemente do curso. Além de notas mais altas na faculdade, o graduando fica melhor preparado para o mercado de trabalho.

Muitos artigos acadêmicos relevantes não têm tradução, então ler no original por saber inglês dá vantagem para quem tem essa capacidade.

Também há vários benefícios cognitivos de aprender outra língua, o que colabora para o aprendizado de uma forma geral.

Mulher com braços pra cima

Mais facilidade para estudar no exterior

Quer estudar no exterior? Com a globalização isso está cada vez mais fácil, mas um quesito obrigatório nas universidades americanas, por exemplo, é o candidato saber inglês.

Por outro lado, ao estudar nos Estados Unidos, por exemplo, você aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para pós-graduação, mestrado ou doutorado e de conseguir um excelente emprego. É bom lembrar que saber inglês também é diferencial para a seleção de bolsas em monitoria ou iniciação científica, por exemplo, mesmo no Brasil.

Além disso, com os constantes programas de intercâmbio, vários graduandos ou profissionais que vêm para o Brasil falam inglês, portanto saber inglês é uma ótima forma de trocar experiências e agregar conhecimento através dessa convivência.

Saber inglês ajuda a compreender o mundo à sua volta

Você sabia que cerca de 4 mil palavras são adicionadas ao dicionário de inglês por ano? E essas palavras acabam invadindo o cotidiano de outros países, como o Brasil.

Ao saber inglês você melhora seu vocabulário e automaticamente fica mais antenado com tudo o que ocorre ao seu redor, compreende melhor as gírias que surgem, o significado das novas palavras e o contexto em que estão inseridas.

Imerge em novas culturas ao redor do mundo

Ter contato com novas culturas, rodar o mundo levando sua arte, buscando as melhores ondas, procurando novos cursos de especialização, fotografando ou simplesmente conhecendo novos vinhos e pratos regionais – sem saber inglês é como ser uma paisagem pela descrição de outra pessoa, não seus próprios olhos.

Por isso, se o seu objetivo é ser uma pessoa do mundo, saber inglês é indispensável. Mesmo do outro lado do planeta, ele ainda é a forma mais comum de se comunicar. Só para ter ideia, a Índia é o país que mais fala ou entende inglês no mundo: 125 milhões de pessoas.

Mulher na neve

Pretende ter um cargo de chefia? Saber inglês é fundamental

Quer crescer na profissão, ter um cargo de chefia, fazer diferença no mercado? As melhores oportunidades aparecem para quem tem diferenciais. Lembre-se que muita gente que diz saber inglês fala apenas o básico, mas na hora da promoção, é a fluência que conta.

E não está errado. Afinal, são os líderes que terão contato com outros líderes, muitos deles estrangeiros, que fecharão negócios internacionais e estão sempre ligados ao que acontece no resto do mundo. Por isso, mais do que saber inglês, dominar o idioma é essencial para quem quer atingir seus objetivos de vida.

Já conhece a metodologia da Speed Up? Descubra como saber inglês em apenas 18 meses e realizar todos os seus projetos de vida!