Como saber inglês pode mudar seu plano de carreira

Saber inglês pode gerar novas oportunidades para sua carreira. Venha saber como!

Mesmo que hoje em dia já existam muitas vagas que exigem inglês fluente no mercado de trabalho, muitos profissionais ainda não entendem como saber o idioma pode mudar sua carreira. Alguns, inclusive, mentem sobre sua fluência no currículo, só para atender às exigências da vaga, mas não se dedicam ao estudo da língua.

O que eles não sabem é que saber inglês de fato pode moldar seu plano de carreira, definir suas oportunidades e mudar seu dia a dia como profissional. Confira como isso é possível no texto de hoje!

Saber inglês pode mudar sua entrevista de emprego

A diferença na carreira de quem fala e quem não fala inglês já começa na entrevista de emprego. Isso porque, no fim das contas, muitas outras características são associadas ao fato de saber uma segunda língua.

Por exemplo, saber inglês significa que você tem mais experiência com outras culturas – talvez, até mesmo a experiência de morar em outro país –, algo que torna as pessoas mais abertas e receptivas.

Além disso, é cientificamente comprovado que pessoas que falam mais de um idioma são mais ágeis e conseguem fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo com mais facilidade, outra característica muito importante para o mercado de trabalho nos dias de hoje.

Ter aprendido outra língua também pode mostrar ao empregador que você tem disciplina e se dedica ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. E se você tiver feito um curso específico – como inglês para negócios –, mostra que domina sua área de maneira aprofundada.

Ou seja, existem mais chances de você ser contratado para o emprego que deseja quando sabe inglês, mesmo que a vaga não exija um segundo idioma. No caso de vagas que exigem um segundo idioma – e que, normalmente, têm salários melhores – você já sai na frente dos outros candidatos se puder provar sua expertise.

Mas saber inglês não muda só a opinião do entrevistador sobre você: muda também o seu dia a dia como profissional.

Saber inglês muda sua carreira profissional

O conhecimento de outro idioma não muda sua carreira apenas no momento de conseguir uma boa vaga e um bom salário. No dia a dia, trabalhando em projetos, participando de reuniões e fechando contratos, saber inglês pode mudar toda a sua vida profissional.

Veja como:

Melhores decisões

Pode parecer estranho, mas pensar em um problema em outra língua – que não seja sua língua materna – pode fazer com que seja mais fácil tomar uma decisão quanto a ele.

Isso porque você consegue se distanciar do problema quando pensa em outro idioma, ganhando novas perspectivas. Assim, você tem novas ideias, chega a novas conclusões e acaba tomando uma decisão melhor estudada.

Melhores negociações

Quem trabalha em empresas multinacionais e precisa negociar com profissionais de outros países tiram vantagem do inglês de mais de uma forma. Em primeiro lugar, há a capacidade de comunicação, que já deixa a outra parte mais a vontade para conversar e chegar a um meio-termo bom para as duas partes.

Em segundo, há o poder de persuasão de quem está habituado a mais de uma cultura. Entendendo a cultura de outra pessoa, você pode compreender também o que é mais importante para ela, saber como ela pode reagir e atender a essas necessidades antes mesmo de elas serem mostradas.

Novas oportunidades

Quem sabe inglês sempre pode ter novas oportunidades na carreira. Imagine que surja uma nova vaga em sua empresa, para trabalhar juntamente a uma equipe internacional desenvolvendo um novo projeto. Nesse caso, saber inglês é essencial para se comunicar com a equipe – e quem domina o idioma sai na frente para conseguir a vaga.

Se você trabalha em uma empresa com muitos clientes, fornecedores ou parceiros no exterior, saber inglês também pode ser um pré-requisito para viajar para outros países para se reunir com essas pessoas, conhecer outras empresas e fazer networking.

Por isso, saber inglês pode mudar seu plano de carreira de muitas maneiras. Você passa uma impressão melhor para os empregadores, tem uma habilidade a mais e sai na frente de outros candidatos para a vaga dos seus sonhos.

Além disso, no dia a dia como profissional, você pode ser ainda melhor se souber outro idioma. Suas negociações são melhores, você fica mais persuasivo e novas oportunidades se abrem todos os dias.

Saber inglês é o primeiro passo para o plano de carreira dos seus sonhos. Então, que tal começar a estudar agora mesmo? Entre em contato com a Speed Up!