Como se disciplinar para a estudar inglês diariamente

Veja como criar hábito de estudar inglês todos os dias e aprender muito mais rapidamente a língua mais popular do mundo!

Você já percebeu que algumas pessoas parecem ter mais facilidade para estudar inglês do que outras? Mas será que é mesmo assim ou elas apenas conseguem criar novos hábitos mais facilmente?

Como quase tudo na vida, estudar inglês diariamente nada mais é do que um hábito. E você também pode desenvolvê-los. Este post traz dicas de como aprender inglês muito mais depressa. Confira! 

Mulher corrindo com as palmas das mãos para o alto e olhando para cima

1 - Use sua inteligência emocional

Sua inteligência emocional é a capacidade de compreender e saber lidar com suas emoções, aprendendo com experiências negativas e superando sentimentos de frustração. Ela é composta por autoconhecimento, sensibilidade social, autocontrole, automotivação e estabilidade e pode ser exercitada todos os dias, de forma a ficar cada vez melhor. A inteligência emocional é o primeiro passo para a criação de novos hábitos - como o de estudar inglês todos os dias.

Para começar, pare e pense quais são os seus motivos para aprender inglês – e como estudar diariamente pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos mais rapidamente. A autoavaliação é um exercício saudável e deve ser feita como se você estivesse conversando com seu melhor amigo, procurando compreendê-lo e ajudá-lo. Identifique os motivos que estão levando você a estudar inglês e pense nisso como um habito diário que já faz parte da sua vida.

2 - Faça o teste dos 21 dias

É claro que não vai ser de uma hora para a outra que você vai criar o hábito de estudar inglês diariamente. Mas nada de desanimar. Uma dica é procurar aguentar firme por 21 dias antes de desistir e jogar a toalha. Em média, é esse o tempo que o cérebro leva para se acostumar com uma novidade, então a partir daí muito provavelmente tudo ficará mais fácil.

Lembre-se dos três “Fs”: fé que vai conseguir, força de vontade e foco nos 21 dias estudando inglês diariamente.

Livro e óculos sobre mesa

3 - Identifique os hábitos de reforço

Sabia que geralmente um habito está relacionado a outro? A dica então é identificar outros hábitos que possam ser relacionados e reforcem o hábito de estudar inglês todos os dias.

Por exemplo, você pode criar um hábito de dar uma caminhada depois de 1h30m ou 2h estudando inglês – ou fazer qualquer outra atividade prazerosa. Como estudar inglês é uma atividade intelectual, procure fazer uma atividade física em seguida para compensar e relaxar corpo e mente.

4 - Antecipe contratempos e controle a situação

Várias coisas podem acontecer e desviar a sua atenção, como telefone tocando, filhos chamando, ajudante pedindo orientação, etc. Então, procure antecipar qualquer contratempo que possa atrapalhar o hábito de estudar inglês. Desligue o telefone, avise a todos que não pode ser incomodado, escolha um período em que não há ninguém em casa. Assim, você se mantém no controle da situação e não se distrai.

Outra dica é procurar visualizar o que está dando certo. Como? Marque na folhinha os dias em que tudo saiu como planejado. E, como se estivesse prestando contas a si mesmo, escreva o porquê de não ter dado certo nos demais. Assim você consegue identificar o que não está saindo como planejado e adapta sua estratégia para estudar inglês.

Braços de homem digitando ao computador

5 - Seja objetivo e realista no que você quer

Responda com clareza, para si mesmo, qual a mudança que você quer que aconteça. De acordo com a pesquisa "O Poder do Hábito", do pesquisador Charles Duigg, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA), pessoas que incluem passos e objetivos específicos em suas idealizações têm mais chances de permanecerem firmes do que aquelas que criam idealizações mais “genéricas”.

Seria o caso, por exemplo, entre pessoas que se imaginam estudando inglês todos os dias e pessoas que se veem falando fluentemente um idioma estrangeiro. Segundo eles, ao pensar no sucesso, as pessoas conseguem manter o foco ao pensar nos objetivos e diminuem a ansiedade ao pensar nos passos necessários para alcançá-los.

6 - Continue criando novas metas

Uma forma de perdurar um hábito é estar sempre criando novas metas. Você pode, por exemplo, se desafiar a acordar mais cedo todos os dias para estudar inglês antes de ir para o trabalho ou levar os filhos na escola, por exemplo.

Com essas dicas, em pouco tempo você vai ver que estudar inglês todos os dias é muito mais fácil e prazeroso do que já imaginou.