Dicas para quem deseja fazer intercâmbio nos próximos 3 anos

Se você está buscando diferenciais para crescer, veja agora nossas dicas para planejar um intercâmbio e criar novas oportunidades na sua vida

Você já sabe que é essencial criar diferenciais na sua área de trabalho, conhecer novas culturas e ampliar suas possibilidades – e nada como aproveitar as oportunidades de intercâmbio para crescer cada vez mais. 

Claro, nem sempre é fácil largar tudo e passar uma temporada em outro país, de uma hora para outra – mas por outro lado é perfeitamente possível planejar um intercâmbio com antecedência. Gostou da ideia? Então essas dicas de como planejar um intercâmbio nos próximos 3 anos é para você. Vem com a gente e prepare-se para alcançar seus objetivos de vida!

Como planejar um intercâmbio: cuidando da documentação 

Pode até parecer óbvio, mas quanto antes você começar a planejar um intercâmbio melhor – e isso significa arrumar uma série de detalhes. Se você já conseguiu um programa e já foi aceito, é hora de fazer o seu roteiro e providenciar a documentação. 

A primeira coisa é providenciar o passaporte. O tempo para emitir depende da disponibilidade de datas disponíveis na Polícia Federal mais perto da sua cidade. Por isso, é recomendável providenciar o passaporte antes de qualquer outra coisa.  

Se já tem o documento, melhor – mas não esqueça que ele tem que estar dentro da data de validade. Se já estiver vencido ou estiver para vencer próximo da sua data de retorno, vai ter que tirar de novo. 

Depois é a vez do visto de estudante, que deve ser providenciado junto à embaixada ou consulado do país em que irá fazer o intercâmbio. Não esqueça que o visto também pode levar tempo para sair, da mesma forma que o passaporte. 

Não esqueça de fazer um check-up 

Ter algum problema de saúde já é ruim no nosso país natal, imagine em meio a um intercâmbio. A dica, então, é providenciar um chek-up completo para ter a certeza de que você está apto a viajar. 

Não esqueça de levar consigo todos os registros médicos para a viagem, o que é extremamente importante no caso de uma emergência, por exemplo. Tenha também a prescrição de todo e qualquer medicamento que tiver que tomar – isso é importante tanto para a sua saúde como ara evitar que sejam confundidos com drogas ilegais pelo Departamento de Imigração. 

Por outro lado, veja quais as vacinas necessárias para entrar no país do intercâmbio e fique de olho no calendário de vacinação: algumas podem perder a validade, dependendo da data da viagem. E junte à sua documentação o certificado de vacinação. 

Como você não quer que nada estrague seu intercâmbio, providencie um bom seguro de viagem – mesmo que seu plano de saúde tenha cobertura internacional.  

O seguro de viagem deve cobrir também outras questões, como perda de bagagem, evacuação e transporte para a terra natal em caso de evacuação por emergência médica ou desastre natural no país do intercâmbio, roubo/furto de bagagem, documentos e bens pessoais etc. 

Elabore sua estratégica econômica 

Você pode economizar bastante comprando suas passagens aéreas com antecedência – aumentando suas economizas para aproveitar mais o intercâmbio. Pesquise datas, busque por voos flexíveis, analise a possibilidade de multimodais, como alternar roteiros por trem, por exemplo. 

Por falar em economias, não esqueça de planejar um intercâmbio pensando também na estratégia econômica para sobreviver por lá. Vai alugar um apartamento sozinho, com outros amigos ou ficar em alojamento ou casa de família? Como fará para pagar o aluguel? Se tiver a oportunidade de ficar com outros estudantes estrangeiros aproveite para interagir mais proximamente com outras culturas. 

A quantas anda o seu inglês? 

Por fim, um dos aspectos mais importantes: como anda seu inglês? O idioma é o mais requisitado para quem quer fazer intercâmbio. Tenha certeza de que consegue entender e se fazer ser entendido. Se não souber falar inglês ou não tiver segurança no seu inglês, procure um bom curso, que o ensine a pensar em inglês – e fuja dos que trabalharem com decoreba. 

Na Speed Up você aprende inglês em 18 meses e se prepara de verdade para viver um novo idioma, com um método próprio e natural de aprender inglês. Venha conhecer e planeje seu intercâmbio!