Por que o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo?

Você já pensou por que o inglês está entre as línguas mais faladas do mundo? Venha descobrir os motivos!

Existem quase 7 mil idiomas sendo falados no mundo hoje em dia. Considerando nossa população de mais de 7 bilhões de pessoas, não são muitos. Porém, eles não estão distribuídos igualmente.

Você deve imaginar que o inglês está entre os idiomas mais comuns, mas você sabe exatamente quais são as línguas mais faladas do mundo?

Confira abaixo!

Quais são as línguas mais faladas do mundo?

A lista de línguas mais faladas do mundo pode surpreender quem se concentra muito na parte ocidental do nosso planeta. Isso porque, quando consideramos falantes nativos, a maior parte das 10 línguas mais faladas do mundo são orientais. Veja o ranking:

Mandarim
Espanhol
Inglês
Hindi
Árabe
Português
Bengali
Russo
Japonês
Panjabi

Por causa da numerosa população da China, o mandarim é o idioma com mais falantes nativos – uma em cada seis pessoas no mundo todo fala mandarim. O espanhol toma o segundo lugar por uma margem pequena: são aproximadamente 400 milhões de falantes nativos espalhados por todos os continentes, enquanto o terceiro lugar, o inglês, tem 360 milhões.

No entanto, quando consideramos também aqueles que falam inglês como segunda língua, o número ultrapassa 800 milhões de falantes. Ou seja, mesmo não sendo o idioma com mais falantes nativos, o inglês é falado por quase 1 bilhão de pessoas no mundo todo.

Mas como a expansão do idioma aconteceu?

4 razões para o inglês ser falado no mundo todo

As razões para o inglês ser uma língua tão popular vão desde a história do país até sua cultura. Confira algumas delas:

1. Contexto histórico

A princípio, o inglês era falado apenas na região que hoje conhecemos como Grã-Bretanha, uma mistura curiosa dos idiomas latinos e nórdicos. No entanto, os britânicos se espalharam por países de todos os continentes – e levaram o idioma junto. É por isso que diversos países têm o inglês como língua oficial junto com outros idiomas nativos de cada local. Na África do Sul, por exemplo, há 11 línguas oficiais, sendo o inglês uma delas.

2. Alcance cultural

Ainda que tudo tenha começado com a Inglaterra, o que fez o inglês se tornar uma das línguas mais faladas do mundo quando se trata de segunda língua foi a cultura dos Estados Unidos. Especialmente nas épocas pós-guerra: junto com sua participação nos embates, o país começou a exportar sua música, como o jazz e o rock n’ roll.

Ao mesmo tempo, ocorria a era de ouro de Hollywood e os cinemas de todo o mundo, que ainda eram novidades, começaram a exibir aqueles que se tornariam clássicos do cinema americano e mundial.

3. O uso de marketing

Do mesmo modo que muitas lojas brasileiras utilizam o inglês hoje em dia, para deixarem suas marcas mais descoladas e apelarem para um público específico, o mesmo foi feito por anos em inglês com outros idiomas, em sua maioria europeus.

Por exemplo, podemos ver o uso de várias expressões francesas – como pièce de résistance, haute couture e coup d’état – em textos em inglês. Sem medo de incorporar expressões estrangeiras quando necessários o inglês acabou se tornando uma língua simples de ser entendida e seu status foi aumentando.

4. Inovações tecnológicas

A expansão da cultura americana e seu sucesso econômico coincidiram com a popularização da tecnologia. Sendo o berço da Internet e uma das grandes potências quando se trata de inovação tecnológica, é claro que o país utiliza o próprio idioma nesses dispositivos.

E isso se tornou um padrão: mesmo em países asiáticos, a programação de computadores, a disposição de softwares e mesmo a configuração de hardwares estão em inglês. Olhe para o seu teclado: ele provavelmente está com letras ocidentais, mesmo se tiver origem no oriente.

Cultura, inovação, tecnologia e uma boa propaganda fizeram do inglês o idioma que ele é hoje e o colocaram entre as línguas mais faladas do mundo. Por isso, quem fala inglês tem muito mais oportunidades e pode se comunicar em qualquer um dos cinco continentes.

Quer saber mais sobre a importância da língua inglesa? Entre em contato com a Speed Up!