Quanto tempo demora para dominar uma outra língua?

Dominar uma segunda língua é essencial nos dias de hoje. Mas você sabe quanto tempo de dedicação você precisa? Saiba mais!

A partir do momento em que se decide aprender um novo idioma, muitas variáveis podem ajudar ou atrasar a aquisição da nova língua. Ser desinibido e não ter medo de errar ajuda a aprender, assim como ter contato com estrangeiros desde o início do aprendizado. Mas entre os outros fatores, o que mais influencia no aprendizado de uma nova língua? Nesse artigo falamos sobre os principais influenciadores, idade de aprendizado, dificuldade da língua a ser aprendida e tempo de dedicação ao estudo.

 

Crianças aprendem inglês mais rápido?

A pesquisa “Mitos e Equívocos sobre Dominar um Idioma” mostra que adolescentes e adultos têm um desempenho melhor do que crianças ao aprender uma nova língua. A única exceção seria pronúncia, que para as crianças se torna mais natural.

Apesar das evidências de pesquisas, por que as pessoas seguem acreditando que crianças aprendem mais rápido? A resposta é simples: o que é tido como proficiência para uma criança é diferente do que é para um adulto. Para as crianças, o vocabulário necessário é menor, já que elas não precisam usar frases complexas ou falar sobre temas complicados. É esperado de adultos uma comunicação mais formal e vocabulário amplo para se comunicar sobre assuntos de maior complexidade como negócios, política, economia e até mesmo ciências.

De acordo com o estudo, mesmo idosos possuem a capacidade de aprender um novo idioma. A maior dificuldade de aprendizado para pessoas mais velhas são problemas de saúde, como escutar mal ou ter dificuldades motoras. É por isso que existem metodologias adaptadas para diferentes fases da vida.

 

Precisamos do mesmo tempo para aprender todos os idiomas?

O simples ato de ouvir já permite concluir que existem alguns idiomas mais fáceis de aprender do que os outros, seja pela semelhança com a língua materna, seja pela estruturação gramatical. De acordo com o Instituto de Serviços Estrangeiros dos Estados Unidos, existem diferentes graus de dificuldade para aprender idiomas. Eles dividiram as línguas em grupos, de acordo com sua dificuldade:

Grupo 1: Inglês, Francês, Alemão, Indonésio, Italiano, Romeno, Espanhol e Swahili.
Grupo 2: Búlgaro, Birmanês, Grego, Hindi, Persa e Urdu.
Grupo 3: Amárico, Cambojano, Checo, Finlandês, Hebraico, Húngaro, Lao, Polonês, Russo, Croata, Tailandês, Turco e Vietnamita.
Grupo 4: Árabe, Chinês, Japonês e Coreano.

 

Qual a média de tempo para aprender Inglês?

As estimativas do FSI são de que uma pessoa leva 480 horas de estudo para atingir o nível básico de fluência no grupo 1 e 720 horas para os grupos 2, 3 e 4. Ou seja. Caso você se dedique 10 horas por semana para aprender inglês levará 1 ano. Mas nada impede que você intensifique seus estudos com cursos mais dinâmicos e contato mais frequente com o idioma - até mesmo acompanhar séries de TV e ouvir músicas ajuda.

Agora você já sabe que você pode aprender inglês na mesma velocidade ou até mais rápido que uma criança. E a outra boa notícia é que inglês está entre os idiomas do Grupo 1, o que significa que é mais fácil de aprender do que você imagina.

A SpeedUp oferece uma metodologia de ensino de inglês para aprender de forma rápida e eficiente. Conheça mais sobre a dinâmica da Speedup e veja como ela potencializa os resultados e ajuda a conquistar seus objetivos!