Viagem internacional: como tirar passaporte

Para fazer uma viagem internacional, é muito importante estar com os documentos em dia! Descubra como tirar passaporte pela primeira vez.

Viajar para o exterior, seja para um intercâmbio, uma viagem a negócios ou apenas para conhecer um novo país, é uma experiência enriquecedora que exige muito planejamento. E uma das partes mais importantes desse planejamento é organizar os documentos - como o passaporte.

Exigido em grande parte das viagens internacionais (excetuando os países do Mercosul), ele é o documento que autoriza o cidadão brasileiro a viajar para outros países. Mas você sabe como tirar passaporte para fazer sua primeira viagem internacional?

1 - Preencha o formulário de solicitação para tirar passaporte
Entre no site da Polícia Federal e preencha o formulário de solicitação do passaporte com as informações pedidas. Os dados são automaticamente enviados ao Sistema Nacional de Passaporte (Sinpa) e, então, será gerada o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU). É importante ter em mente que essas informações serão válidas por apenas 180 dias, quando sua solicitação é cancelada.

2 - Pague a GRU
O boleto da GRU pode ser pago em qualquer banco até o dia de seu vencimento. Atualmente, o valor gira em torno de R$ 257,25, mas pode sofrer algum reajuste com o tempo. Guarde o comprovante de pagamento, que deve ser apresentado com junto a documentação necessária no dia marcado.

3 - Agende o dia
Depois de ter pago o boleto, entre mais uma vez no site da Polícia Federal para agendar a entrega de documentos, usando seu CPF ou o número do protocolo da solicitação (escrito na GRU), além da data de nascimento. Você pode escolher o dia e o horário do agendamento de acordo com as opções apresentadas. Lembre-se de que, em algumas épocas do ano, muitas pessoas estão fazendo o passaporte, e talvez você não consiga agendar um dia próximo.

4 - Separe os documentos
Para tirar passaporte, é necessário apresentar uma série de documentos. Veja a lista abaixo:

- Documento de identidade: pode ser o RG, a Carteira de Trabalho, a Carteira Nacional de Habilitação ou uma carteira funcional reconhecida pela lei federal. Caso você tenha mudado de nome por meio de casamento, leve também a Certidão de Casamento;

- Comprovantes de regularidade: tanto quanto às eleições quanto ao serviço militar. Você deve levar seu título de eleitor e os comprovantes de votação da última eleição (se for o caso, dos dois turnos). A quitação eleitoral e a dispensa do serviço militar são consultadas no local, online;

- CPF do requerente, se este tiver mais de 18 anos e se o número não constar no documento de identidade.

5 - Vá ao Departamento da Polícia Federal
No dia e horário marcados, vá ao Departamento da Polícia Federal com a documentação exigida, o comprovante de pagamento da GRU, o protocolo da solicitação e o comprovante de agendamento.
No local, serão coletados seus dados biométricos (impressões digitais) e sua foto.

Retire seu passaporte
O prazo de entrega do passaporte é de 6 dias úteis em todos os estados brasileiros. Se o documento não for retirado em até 90 dias, será automaticamente cancelado. Ele será entregue somente nas mãos do titular, no dia e no horário marcados.

Você deve apresentar seu documento de identidade e fazer o reconhecimento de digital e assinatura do documento. Se quiser acompanhar o andamento da emissão do passaporte, você pode fazer isso via internet ou Terminais de Autoatendimento.

O passaporte, para maiores de 18 anos, é válido por até 10 anos. Para menores, o período é definido de acordo com a idade. Quando o prazo expirar, é necessário solicitar um novo documento.

O processo de solicitação, pagamento, agendamento e emissão do passaporte nem sempre é rápido. Às vezes, pode levar meses para que o documento fique pronto. O que fazer em casos em que você precisa tirar passaporte com urgência?

Passaporte de emergência
Para tirar passaporte de emergência, além de apresentar os documentos solicitados, você deve levar à Policia Federal uma justificativa de urgência, explicando porque você não pode aguardar o prazo de entrega.
Nesse caso, o documento ficará pronto em até 24 horas, e sua validade é de apenas um ano.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre tirar passaporte, entre em contato com qualquer um dos postos de expedição de passaporte do país. Eles podem responder suas perguntas e garantir que tudo corra como deve ser durante o processo.

Quer mais dicas sobre viagens internacionais? Acesse o site da Speed Up e confira! Suas dúvidas e sugestões também são bem-vindas nos comentários.